15 de junho de 2011

Eclipse em Sagitário, esta noite...

É curiosa a minha atracção por estes fenómenos, como os eclipses, e mais uma vez irei relatar os acontecimentos da lua vermelha desta noite desde o amanhecer do Pacífico até o anoitecer da América do Sul.

E esta noite vamos presenciar mais um eclipse lunar, o segundo deste mês. Estamos num período de eclipses sucessivos, temos três, começando por 1 de Junho, 15 de Junho e 1 de Julho, a ultima vez que ocorrera um fenómeno semelhante foi em 2000. Os habitantes do sudoeste do continente africano, sudoeste da Europa e sudeste da Ásia irão ter a melhor visibilidade de todo o Eclipse em que o início da totalidade será pelas 20h GMT, prolongando-se desde desde as 17h GMT até as 22h GMT.

Tal como tinha explicado num post do eclipse anterior do solstício de Inverno, o eclipse lunar, ao contrário do solar pode ser visto ao olho nu, pelo que o fenómeno ocorre na umbra do globo terrestre, e nunca ninguém se queimou olhando para a lua. Já agora para a tristeza da América do Norte e o nordeste da Ásia, não poderão ver este eclipse, mas já tinham visto o de 1 de Junho em Gémeos.


 Mais tarde, em 1 de Julho os nossos amigos do Oceano Índico e Antárctica poderão usufruir do último eclipse solar, em Caranguejo, do verão até ao solar 25 de Novembro em Sagitário deste ano.


Fonte: http://eclipse.gsfc.nasa.gov

Sem comentários:

Enviar um comentário

Search in here