8 de março de 2011

8 de Março - Dia Internacional Da Mulher


A história desse dia começa a 8 de Março de 1857 quando operárias de uma fábrica de texteis de New York se manifestavam em greve para a redução da carga horária de trabalho de 16 horas para 10 horas e aumentar o salário cujo era um terço do que os homens recebiam.
E com um acto macabro, mais de uma centena dessas mulheres foram trancadas e queimadas dentro da mesma fábrica.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de New York: com o mesmo objectivo que as operárias no ano de 1857, desta vez com a novidade de direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Mais tarde, em 1910, numa conferência internacional de mulheres em Dinamarca, foi declarado comemorar o dia 8 de Março em homenagem a aquelas mulheres. E 8 de Março foi disponibilizado pela ONU, em 1977, para chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade,
contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher. Embora não seja exacto e haja colisão entre eventos que foram capazes de originar esta data, casos semelhantes foram retratados em diversos países. Assim houve uma pequena fusão entre o dia de São Valentim e o dia da Mãe, em que foi criada a tradição dos homens oferecerem presentes, geralmente flores, às mulheres, não necessariamente interligadas com algum relacionamento ou compromisso com os homens, embora na maioria dos países são apenas organizadas conferências, debates, palestras e reunioes para discutir o papel da mulher na sociedade. O esforço é na tentativa de diminuir e, quem sabe terminar, com o preconceito e a desvalorização
da mulher. Mesmo com todos os avanços,o sofrimento ainda é notável em muitos lugares, com salários baixos, abuso sexual, pressão no trabalho e desvantagens na carreira profissional.

Feliz dia das mulheres,
Cyan.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Search in here